Falta tempo pra fazer aquilo que você quer? Será mesmo?

As vezes penso sobre a falta de tempo para atualizar meu blog.
Então me dei conta que não existe falta de tempo : Encho meus amigos de emails, estou sempre por dentro do que estão comentando no twitter, vendo o que estão curtindo no facebook, e lendo meus blogs favoritos no Google Reader. Neste meio tempo, não poderia também atualizar o blog?

Quantas coisas deixamos de fazer por dizer que “não temos tempo”?

Mas como me disse um professor uma vez, por mais ocupados que somos, ninguém deixa de namorar por causa disso, certo? Sempre se encontra um tempinho.

Assim como por exemplo um trabalho escolar. A gente sempre deixa pra última hora, por “não ter tempo”, e na última hora, o trabalho fica pronto. Então não é falta de tempo, e sim de foco.


É, falta um Focus desse também na minha vida.

Vamos voltar ao foco do post, a produtividade! Este vídeo resume tudo :


Se você se viu no vídeo, fique tranquilo. Não é só você.

Existem vários métodos para ajudar a um procrastinador a manter o foco no que é necessário. Um que eu acho bem interessante é o Pomodoro, que consiste em dividir uma grande tarefa em pequenos intervalos de tempo, por exemplo, de vinte minutos, e entre um e outro intervalo, descanse por cinco minutos,  para que você se obrigue a se concentrar completamente naquilo por um curto tempo, e aos poucos concluir o que pretende fazer.

Já ouvi falar de outro método : ao invés de se dar a tarefa "Arrumar a casa", a pessoa faz várias pequenas tarefas, como "lavar a louça", "limpar os móveis", etc. Pois assim com pequenas tarefas, concluem-se várias, e aí a sensação de dever cumprido é mais gratificante, e você faz tudo o que precisa!

Agora, o principal é se livrar daquilo que suga seu valioso tempo sem você perceber. Eu por exemplo, as vezes começo a navegar pelo youtube, e depois de muitos vídeos, vejo que a hora voou, e eu não fiz aquilo que gostaria de ter feito. Pode até se dizer que é uma forma de lazer, mas na verdade era apenas uma distração.

Nunca gostei da frase “passar o tempo”. Dá a impressão de desperdício de tempo, já que você precisa de algo para que o tempo passe. Passe para quê? Para dormir e continuar sem ter o que fazer? Ou fazer algo interessante, produtivo, que agregue algo à vida?

Quando você se organiza, sobra tempo pra tudo. Ou não?
Postagem Anterior Próxima Postagem